Como Vivemos

    Dimensões da vocação Novo Maná

    “Está Vocação tem duas dimensões distintas de vivência. É uma mesma vocação, mas que Deus enriquece com duas maneiras distintas de vivê-la: uma é a Comunidade de Aliança e a outra é a Comunidade de Vida. Estas duas dimensões, uma não é maior do que a outra, uma não é mais excelente do que a outra. As duas são chamados de Deus. Comunidade de Aliança vai trazer traços próprios da vocação, e a Comunidade de Vida vai trazer traços próprios da vocação.

    Comunidade de Vida

    “Todas as pessoas que se sintam chamadas a abraçar esta nova forma de vida devem estar dispostas a perder tudo, a renunciar tudo, sua própria vida, seus planos pessoais, sua realização profissional, seu futuro no mundo, para investir todo o seu ser, suas capacidades e tempo no amor esponsal ao Senhor, à adoração de Sua presença no meio de nós e a seu serviço, em uma Comunidade de oração, amor fraterno e serviço, uma vida inteiramente consagrada ao Senhor e ao Seu serviço. Para entendermos a Comunidade de Vida, precisamos conhecer duas realidades:

    a) Como a Comunidade de Aliança, a Comunidade de Vida é um chamado específico de Deus ou seja é uma vocação específica dentro da vocação Maná. Quando uma pessoa se sente identificado com a Vocação Novo Maná deve discernir se Deus a chama para viver segundo a Comunidade de Aliança ou segundo a Comunidade de Vida.

    b) Este chamado específico é a forma plena de viver a Vocação Novo Maná, quer dizer, de viver a intimidade com Deus, a pobreza evangélica, a Providência divina, a obediência, o serviço e a fraternidade. Este chamado solicita a nossa entrega total, o investir todo nosso ser, renunciando a tudo aquilo que nos impede de abraçar plenamente o Novo que é proposto pela nossa vocação.

    Nas nossas Regras de Vida as renúncias que precisamos fazer para abraçar o Novo são chamadas “deixar-se partir”. Aquele que quiser vir a mim tome a sua cruz e siga-me (Mt 16, 24). Você pode perceber que as renúncias exigidas para abraçar uma vocação não são somente em sentido negativo, não renunciamos somente aos pecados e ao homem velho, mas a tudo aquilo que impede a vivência plena da nossa vocação.

    Comunidade de Aliança

    A Comunidade de Aliança é formada por pessoas (jovens e adultos, solteiros e casados) comprometidas com o dom e exercendo atividades profissionais na Obra ou fora dela morando com suas próprias famílias.

    Estamos certos de que nos chamou a esta forma de viver a Vocação não apenas para nos comprometermos mais com a vivência da Palavra de Deus, ou para sermos cristãos mais fiéis, mas para uma missão laical específica dentro da Igreja. Este chamado abriga uma vivência do Evangelho e do dom Novo Maná em todos os setores de nossas vidas.


Comunidade Católica Novo Maná. © 2015 Todos os Direito Reservados

Rua Dulce n° 71 - Vila de Cava - Nova IguaÇu - RJ